Vereadores repercutem vitória de Simão Jatene


Dayan Serique, Ney Santana e Ronan Liberal Jr.

A vitória de Simão Jatene temperou a oratória dos vereadores santarenos na primeira Sessão Legislativa após a eleição do dia 26. A maioria da Câmara Municipal declarava apoio a Jatene, mas apenas alguns tiveram a coragem de mostrar a cara para defendê-lo.

"É preciso respeitar o velhinho pela vitória nas urnas, de virada, mostrando que política se faz todo dia, toda hora e colocando nas ruas um grupo, pois ninguém vende sozinho. A prova disso foi a evolução que o governador Simão Jatene teve em Santarém, com um acréscimo de mais de dez mil votos. Os grupos, liderados pelo prefeito Alexandre Von, deputado federal eleito, Chapadinha, além dos candidatos que disputaram vagas a Assembleia Legislativa, Câmara Federal e ao Senado fizeram a diferença, sendo que o mesmo se repetiu nos demais municípios da região. Nessas eleições, o povo deu o seu recado, portanto, é preciso que a região seja melhor vista pelo governo estadual, pois foi um tanto esquecida nesses quatro anos. A proposta é que a luta continue e o município tenha mais investimentos nos próximos anos", disse o vereador Dayan Serique (PPS).

Na oposição, o vereador Ronan Liberal Jr. parabenizou Jatene pela vitória, mas adiantou que Barbalho é novo e que pode vencer nas próximas eleições. "Parabenizo o candidato ao governo do Estado do Pará, Helder Barbalho pela Importante disputa, honradez e dignidade em que soube combater o bom combate, em que soube divulgar suas propostas e percorrer o Estado ouvindo as pessoas e em cima das propostas construiu o plano de ação para o Pará. No primeiro turno foi uma vitória importante e no segundo turno, apesar de ter sido o mais votado em Santarém e região não foi possível ser eleito, aos 35 anos, governador do Pará, mas tem expectativa que nas próximas eleições terá êxito", argumentou Liberal Jr.

O vereador Ney Santana (PSDB) também parabenizou o governador Simão Jatene. Ele disse que o trabalho neste segundo turno conseguiu aumentar em mais de dez mil votos a votação em relação ao primeiro turno. "Mostrando que a população reconhece o que o governador tem feito pelo município. É grande a expectativa para o término das obras iniciadas na cidade e a construção do tão sonhado centro de convenções e do terminal hidroviário do município. Existe um compromisso de implantar mais obras na região como forma de alavancar o desenvolvimento do oeste do Pará", disse Ney Santana, que saiu como um dos grandes nomes fortes da política local após a vitória de Jatene.

A vereadora Marcela Tolentino pediu respeito aos candidatos eleitos, mas ressaltou que os políticos devem se unirem para cobrar e aplicar políticas públicas que amparem a população local. "O governador Simão Jatene venceu as eleições e precisa ser respeitado e Dilma Rousseff também. Agora é preciso que todos deem as mãos e lutem, pois este é o verdadeiro papel do político, para que políticas púbicas sejam ampliadas no Estado. Os vereadores devem, a partir de agora, lutar ainda mais para o desenvolvimento do município. O governo deve dar continuidade às obras importantes que foram iniciadas em Santarém e, principalmente, as ações voltadas à educação, uma vez que própria Comissão de Educação da Câmara tem buscado alternativas para escolas que funcionam de forma precária no município", alertou Tolentino.

Por Alailson Muniz

Comentários