Deputados adiam sessões itinerantes em Itaituba


Itaituba: sem data definida.
O Poder Legislativo do Estado do Pará, através de sua Mesa Diretora resolveu nesta segunda (13) adiar a instalação da Assembleia Itinerante em Itaituba, que iria acontecer nos dias 14 e 15 de abril, nesta terça e quarta-feira na cidade, para uma data posterior, atendendo apelos de prefeitos, de deputados com atuação parlamentar na região, de outras autoridades políticas, lideranças empresariais, da sociedade civil local e ainda de outros municípios, devido às intensas chuvas que deixaram as rodovias locais com dificuldades para o tráfego, inviabilizando o deslocamento de pessoas e que interferiria na qualidade da representação que a itinerância tinha como objetivo reunir na cidade, o de garantir voz a todos os segmentos sociais e políticos.

“Recebemos apelos generalizados da sociedade local e regional para adiar o evento e compreendemos a preocupação para não prejudicar a qualidade da itinerância e a representação social e política que estaria seriamente comprometida”, justificou o presidente Márcio Miranda (DEM). Para ele o Poder Legislativo acatou o pedido por compreender ainda que a realização, neste momento, seria prejudicial ao objetivo inicial da Itinerante, que é o de ouvir o maior número de lideranças políticas e de segmentos sociais existentes.

O projeto Assembleia Itinerante escolhe uma cidade-sede nas regionais visitadas, onde ocorrem sessões especiais com a participação da sociedade política e da sociedade civil local, a livre manifestação popular e votação de matérias legislativas de interesse do Estado, bem como reuniões de Comissões Permanentes e Provisórias. Além disso, cidades vizinhas são visitadas, permitindo que os parlamentares tenham um conhecimento ainda maior da região e tornando possível a participação de um maior número de autoridades e representantes de segmentos sociais. Essa edição contemplaria Itaituba como cidade-sede e representantes das cidades de Jacareacanga, Novo Progresso, Aveiro, Rurópolis e Trairão já haviam confirmado presença, porém, com as dificuldades encontradas, solicitaram que outra data fosse reservada para a realização das sessões.

Em Itaituba, além da agenda parlamentar, sessão especial e ordinária, que seria cumprida nas dependências do Clube de Cabos e Soldados do Exercito - 53 Bis - localizado no bairro de Bom Jesus, os deputados iriam visitar, no dia 14, o Porto da Estação de Transbordo de Carga da Bunge, localizado no Distrito de Miritituba, às margens do rio Tapajós e com acesso curto e rápido para a BR-163.

Na tarde de quarta (15), os deputados em comitiva iriam visitar as dependências do Consórcio Tapajós, constituído pelos municípios localizados na área de influência do complexo de cinco hidrelétricas que serão construídas na bacia do Tapajós. Em seguida, os deputados visitariam a sede do Fórum da Comarca de Justiça da cidade e se deslocariam para o local onde está em construção do Hospital Regional de Itaituba, uma obra do Governo do Estado. (Ascom/Alepa)

Comentários