Governo entrega nova Unidade Integrada Pro Paz em Santarém

O município de Santarém, no oeste paraense, recebeu nesta sexta-feira (29) a terceira Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), localizada na grande área do Santarenzinho, bairro Alvorada, Rua Sabiá. A entrega foi feita pelo chefe da Casa Civil, José Megale, pelo secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, e pelo presidente do Pro Paz, Jorge Bintencourt. A solenidade também teve as presenças do delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, além do prefeito da cidade, Alexandre Von, entre outros.


O investimento na obra de segurança pública foi de R$ 1.467.708,51, e R$107.761 investidos em material de informática e mobiliário. Santarém já tem uma UIPP no bairro Nova República e outra no distrito de Alter do Chão. “Podemos dizer que Santarém tem quatro UIPP, pois a quarta foi entregue em Mojuí dos Campos, que depois virou município e já nasceu equipado com a Unidade Integrada”, frisou o delegado Gilberto Aguiar, superintendente da Polícia Civil no Baixo Amazonas.

O prédio principal tem nove salas, que estão distribuídas para abrigar o comando de Polícia Militar, sala de monitoramento, mediação de conflitos, Pro Paz, sala do delegado, investigadores, escrivão, cartório, reconhecimento, sala de custódia e cinco banheiros, incluindo um adaptado para portadores de deficiência. A novidade é a instalação de um espaço para o Corpo de Bombeiros. O prédio anexo tem quatro alojamentos, dois para o uso de policiais civis e dois para os policiais militares, além da copa e cozinha e da sala de convivência para os policiais. Do lado de fora da UIPP há estacionamento de veículos e um auditório.

“Não é uma obra isolada. Ela faz parte do planejamento de segurança pública, que envolve a instalação de outras unidades e considera a situação deste local. Outras cidades do Baixo Amazonas estão recebendo também unidades semelhantes, como Terra Santa. As ações envolvem ainda o aumento dos efetivos das polícias Civil e Militar por meio do segundo concurso público que vamos fazer”, disse José Megale.


Para Jeannot Jansen, a entrega da obra é reflexo da eficiente gestão estadual, que trabalha ações direcionadas de forma planejada. Ele ressaltou ainda que o Baixo Amazonas e Santarém recebem um olhar especial na área de segurança pública. “O bom uso dos recursos públicos e a concretização em obras é reflexo da boa gestão. Na segurança pública, esse reflexo também está acompanhado de planejamento. Santarém recebe mais uma UIPP, mas já recebeu policiais do concurso anterior e vai receber mais ainda do próximo concurso. Também recebeu viaturas, lanchas padronizadas e câmeras de monitoramento”, reforçou.

O bairro Alvorada é um dos mais novos de Santarém. Fica dentro da chamada grande área do Santarenzinho, onde vivem cerca de 60 mil pessoas. Gracito Silva, 66 anos, é um dos moradores mais antigos do local. Vizinho da UIPP, ele diz que a unidade trará mais tranquilidade à população. “É com grande satisfação que recebemos essa obra do governo do estado. Fui um dos moradores que sempre reivindicaram essa UIPP, e agora fomos atendidos. Sempre é bom termos a polícia por perto, e a segurança também impede que a bandidagem coloque em risco a vida e o futuro de nossos jovens”, frisou.

A nova UIPP também adotará a filosofia do sistema de "Mediação Comunitária de Conflitos". O novo modelo é pautado em estudos sociológicos e acadêmicos e trabalha a prevenção à violência, desburocratizando o atendimento. “É o mesmo adotado em todas as UIPP já entregues em todo o Estado”, ressaltou Jeannot Jansen.

O presidente do Conselho de Segurança da Grande área do Santarenzinho, Edenildo Tapajós, disse que a UIPP é a realização de um sonho acompanhado de muita luta dos moradores. “Sempre trabalhamos no sentido de conseguir melhorias e implantação de obras que tragam segurança, saúde e educação para nossos moradores. Agora podemos comemorar a implantação da UIPP e agradecer ao governo do estado. Vamos cuidar desse patrimônio e acompanhar os trabalhos desta unidade”, pontuou.

Alailson Muniz

Secretaria de Estado de Comunicação
Agência Pará

Comentários